união das juntas de freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra unidos em prol do concelho!

associativismo etnográfico

associativismo



salvaterra de magos

rancho folclórico da
casa do povo de salvaterra de magos

Fundado em 1 de Maio de 1980, com o objectivo único de juntar algumas pessoas e formar um rancho, não houve nessa altura grandes cuidados etnográficos, tendo enveredado por uma formação estereotipada com o traje único do emblemático Campino, mantendo-se assim durante 2 décadas. No ano 2000, o Rancho de Salvaterra encetou um rigoroso processo de reestruturação e ao longo destes anos tem tentado recuperar tudo o que ainda é possível, com o intuito de poder representar, promover e divulgar as gentes de Salvaterra e suas vivências em finais do Século XIX, princípios do Séc. XX, preservando assim as danças, as cantigas, os trajes, a gastronomia, os jogos, as lendas...
 
 
Os trajes deste rancho estão estreitamente ligados às gentes do campo, pelas suas variantes de trabalho, domingueiros e trajes de festa, nomeadamente trajes de ir à feira e o traje de gala do Campino. Apostando cada vez mais na utilização dos instrumentos tradicionais, tais como o harmónio, a gaita-de-beiços e a concertina, tem este rancho vindo a conseguir aproximar dos sons que se faziam ouvir nos bailes ou noutras manifestações lúdicas dos nossos antepassados, através dos Fadinhos, Bailaricos, Verde gaios, Fandangos, etc.
Com uma certeza maior de estar a contribuir para a salvaguarda das suas tradições e a cumprir o seu papel, o Rancho Salvaterra tem difundido por todo o país, incluindo as Ilhas e também além fronteiras, a cultura Salvaterrense.

 

rancho folclórico "os avieiros" do escaroupim
Fundado a 12 de Março de 1943, um grupo que procura ser veículo de uma cultura peculiar, a cultura “avieira”. Procuramos dar a conhecer um Ribatejo certamente distinto daquele que certamente será mais familiar, onde surgem associados campinos e touros. Trazemos um Ribatejo das “gentes da Borda D`água”.
 
 
Avieiros foi a expressão atribuída a um dos principais movimentos migratórios a que Portugal assistiu no inicio do século XX. Trata-se de um movimento sazonal praticado por pescadores da Praia de Vieira de Leiria que durante o Inverno, fugindo ao mar revoltoso da Praia da Vieira, vinham procurar no Tejo o sustento das suas famílias. Regressando à sua Praia da Vieira no inicio da Primavera. Apesar desta difícil azáfama sempre foram gentes festeiras. Apesar da dificuldade inerente a uma vida incerta, sempre dependentes do incerto que o mar ou o Tejo lhes pudesse dar de sustento, a alegria e espirito festivo uniam este povo, rodopiando as peixeiras a noite toda em danças recuperadas por este grupo.

 

 


foros de salvaterra

rancho etnográfico da várzea fresca
Agrupamento fundado a 24 de janeiro de 2009, tendo como objectivo representar os usos, costumes e tradições do seu povo. Distinguem-se dos demais pelas suas modas que representam as experiências da vidas e suas origens: Moda a dois passos, Valsa do fidalgo, Verde-gaio valseado, Bailarico de todos, Valsa danada, Passo largo, Corridinho, Trigueirinha, Fandango.

 
 
 
rancho folclórico regional de foros de salvaterra
Modas tradicionais: Verde-gaio Valseado, Passado e das Vindimas, Vira do Manuel Sentana, Bailarico do João Firmino, Bailarico das Figueiras, Passo Largo, Fandango entre outras.
Os seus trajes são variados e ricos, desde trajes de Trabalho (Mondadeira, Aguadeira, de trabalho na Eira, Singeleiro, Farda de Campino de trabalho e de Gala), Trajes de Domingar, Traje de Noivo e Noiva,Traje de Bibe e traje de Ganga Azul.
 
 
 


 

agenda d’eventos
01
mai
Inauguração do Monumento de Homenagem ao Trabalhador Rural (10h . Estanqueiro)
22
abr
24ª Mostra Gastronómica - Foros de Salvaterra
01
mar
Mês da Enguia no Concelho de Salvaterra [ 1 Março a 3 Abril 2022 ]
edital n.º 35 - 2022
Reunião Ordinária Pública da Junta de Freguesia, com data para 16 de Agosto de 2022, às 18horas.
saiba mais >
edital n.º 5 - 2022
Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias, com data para 29 de junho de 2022, às 21 horas.
saiba mais >
edital n.º 34 - 2022
Cancelada a reunião Ordinária do dia 1 Agosto. Nova data dia 16 de Setembro 2022.
saiba mais >
inquérito
Acerca da Reciclagem... Faz Reciclagem?
Sim
Não, falta o ecoponto
Não, o ecoponto é longe
Não sei fazer
newsletter
Receba no seu email todas as informações úteis sobre as nossas freguesias.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
atendimento
tl 263 504 415
(salvaterra de magos)
tl 263 504 865
(foros de salvaterra)
geral@jf-salvaterra-foros.pt
informações úteis
Câmara Municipal de S.M.
Bombeiros Voluntários de S.M.
Escola Profissional de S.M.
Agrupamento de Escolas de S.M.
Falcoaria Real de S.M.
União Juntas de Freg. de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by bomsite.com