união das juntas de freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra unidos em prol do concelho!

lazer e cultura

turismo e lazer

 


salvaterra de magos

aldeia do escaroupim e núcleo museológico
Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30 por pescadores oriunda da Praia da Vieira (Marinha Grande), que sazonalmente vinham ao Tejo fazer as campanhas de pesca de inverno, sobretudo o sável, procurando no Tejo o sustento das suas numerosas famílias, num Tejo rico em pescado, regressando à Praia da Vieira no Verão. Muitos destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, deixando de ir à sua Praia da Vieira, e assim formaram pequenas povoações piscatórias aos longo do rio.
 
     
Nestas povoações as habitações são feitas em madeira, pintadas de cores vivas e assentes em estacaria, de modo a estarem protegidas das frequentes cheias do rio A peculariedade das duas casas é extensiva aos seus barcos de pescas, também em madeira e pintados de cores vivas.

A Câmara Municipal criou um museu - Casa Típica Avieira - cuja origem resulta das recolhas efectuadas pela autarquia junto da população local, com o intuito de preservar a memória colectiva destes pescadores que um dia deixaram Vieira de Leira e se fixaram nas margens do Rio Tejo. Alves Redol definiu estes grupo de pescadores como "nómadas do rio", pois eles representam uma das mais interessantes migrações que Portugal assistiu, durante os meses do Inverno famílias de pescadores, deslocavam-se de Vieira de Leira para o Rio Tejo, para pescar o sável, no princípio do verão voltavam novamente à sua terra natal, para pescar no mar.

A Casa Típica Aviera é de pequenas dimensões, pintada com cores vivas, assente em pilares devido às cheias do Tejo, o acesso é feito por umas escadas, no interior destacam-se três espaços: a cozinha onde o elemento que mais se destaca é a lareira ladeada por tijolos e cheia com terra batida, a mesa das refeições e várias prateleiras completam esta divisão, a sala é a outra divisão onde estão dois baús para guardar roupa, neste espaço dois manequins envergam os trajes típicos dos avieiros, a última divisão são os dois quartos de pequenas dimensões com camas em ferro, por cima dos quartos uma última divisão que serve de sótão para guardarem os materiais relacionados com a pesca.
 
passeios no tejo
O Tejo e a sua diversidade de faina e flora, constituem-se como um património de beleza incomparável, que muda e que se transforma a cada diferente hora do dia. Irá surpreender-se com paisagens e cores deslumbrantes, com aves migratórias, com aldeias piscatórias (Escaroupim), com cavalos em liberdade nas margens e ilhas do rio, entre muitas outras preciosidades. Aceite este desafio e venha em família descobrir o Tejo, a bordo das empresas que operam nesta vertente do turismo no concelho:
 

Rota do Escaroupim e da Cultura Avieira  |  www.promartur.pt

Cruzeiros e Passeios de charme no estuário do rio Tejo  |  www.rio-a-dentro.pt

Passeios de barco numa embarcação tradicional “ Torricado”  |  www.filhosdovento.pt
 
falcoaria real
Após decadas de abandono, a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos foi recuperada pela Câmara Municipal e inaugurada em 19 de Setembro de 2009, tornando-se num dos principais elementos turísticos do concelho, estando dotada de uma Exposição Permanente de Aves, um Auditório e Pombal.
Saiba +
 
 
cnsm - clube naútico
O Clube Náutico de Salvaterra de Magos é uma Associação sem fins lucrativos fundada em 20 de Outubro de 2003, que tem como objectivo o fomento das actividades naútico desportivas a nível formativo competitivo e de lazer. Destacamos os principais serviços de Associativismo, amarrações para embarcações de recreio, secção de Canoagem e uma secção de Ténis. Em breve será retomada a atividade na formação Náutica (cartas de Marinheiro e Patrao Local).
Saiba +
 
 
parque de campismo do escaroupim
O parque situa-se a 3km de Salvaterra de Magos e goza de uma paisagem diversificada, nas margens do Rio Tejo. Exige carta de campista.
 

 

foros de salvaterra

barragem de magos
A Barragem de Magos foi a primeira obra que a Junta Autónoma das Obras de Hidráulica Agrícola fez para a agricultura ribatejana, e tinha por objectivos a defesa, enxugo e a rega do Paúl de Magos. As obras da Barragem de Magos, datam de 1934 e foram realizadas sob a direcção da Junta, pelo Eng. Ramalho Rosa. Actualmente este zona é um dos mais importantes espaços de lazer do concelho, permitindo agradáveis serões de contacto com a natureza.
 


alguns textos extraídos do site www.cm-salvaterrademagos.pt

 

agenda d’eventos
01
mai
Inauguração do Monumento de Homenagem ao Trabalhador Rural (10h . Estanqueiro)
22
abr
24ª Mostra Gastronómica - Foros de Salvaterra
01
mar
Mês da Enguia no Concelho de Salvaterra [ 1 Março a 3 Abril 2022 ]
edital n.º 35 - 2022
Reunião Ordinária Pública da Junta de Freguesia, com data para 16 de Agosto de 2022, às 18horas.
saiba mais >
edital n.º 5 - 2022
Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias, com data para 29 de junho de 2022, às 21 horas.
saiba mais >
edital n.º 34 - 2022
Cancelada a reunião Ordinária do dia 1 Agosto. Nova data dia 16 de Setembro 2022.
saiba mais >
inquérito
Acerca da Reciclagem... Faz Reciclagem?
Sim
Não, falta o ecoponto
Não, o ecoponto é longe
Não sei fazer
newsletter
Receba no seu email todas as informações úteis sobre as nossas freguesias.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
atendimento
tl 263 504 415
(salvaterra de magos)
tl 263 504 865
(foros de salvaterra)
geral@jf-salvaterra-foros.pt
informações úteis
Câmara Municipal de S.M.
Bombeiros Voluntários de S.M.
Escola Profissional de S.M.
Agrupamento de Escolas de S.M.
Falcoaria Real de S.M.
União Juntas de Freg. de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by bomsite.com