união das juntas de freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra unidos em prol do concelho!

Entrevista do Presidente ao Jornal das Autarquias

 

    < voltar
 

O Jornal das Autarquias esteve com o presidente da União das Freguesias de Salvaterra e Foros, Manuel Joaquim Oliveira Faria Bolieiro, onde em entrevista revela o seu ponto de vista sobre a crise e a austeridade que vivemos, situação e evolução da freguesia.
Leia na intergra a entrevista:

 

     
"Jornal das Autarquias - Com o aumento do desemprego devido à crise que se gerou, estamos a assistir a um aumento de pobreza muito violento. Qual a vivência da autarquia com este novo fenómeno social?
Presidente da Junta - O desemprego é sem dúvida o grande flagelo social que o nosso país atravessa! Consequência intrínseca ao desemprego é o aumento da pobreza. Porque este aumento do desemprego trouxe à nossa freguesia um aumento de pobreza o que fez uma descida do rendimento familiar, o que levou muitas famílias a emigrar.
Mas tem existido uma articulação muito próxima entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal através da Loja Social no sentido de dar rapidamente uma resposta que permita minimizar ou resolver alguns problemas que vão surgindo, nas famílias mais carenciadas do concelho, nomeadamente géneros alimentares, roupas, etc.

Jornal das Autarquias -  Qual a sua opinião sobre as medidas que o governo pensa implementar após a decisão do Tribunal Constitucional, ao chumbar algumas leis?
Presidente da Junta - As medidas que o governo considera implementar são prejudiciais porque vai aumentar a pobreza, aumentar o desemprego, aumentar a precariedade do emprego, diminuir os recursos das famílias. É de facto incompreensível que os nossos governadores pensem que a forma de combater a crise é retirar poder de compra aos cidadãos. E é isso que este Governo tem feito, cortado regalias ao povo português, sendo esses cortes inconstitucionais, como se tem verificado no chumbo dessas medidas.

Jornal das Autarquias - Acha que estas medidas de austeridade resolvem o problema do país?
Presidente da Junta -Sinceramente penso que não. O país só pode sair da crise se os cidadãos tiverem poder de compra, porque aqueles que tem dinheiro podem investir e isso vai fazer a economia do país crescer.
O País necessita urgentemente de outras medidas estruturais que não estão a acontecer e que deviam ser pensadas e executadas para no futuro não voltarmos a ter os mesmos problemas.

 

Jornal das Autarquias - Qual a vossa opinião sobre a emigração (forçada/aconselhada) dos nossos jovens, principalmente os mais credenciados?
Presidente da Junta - Infelizmente esta realidade está tomando conta da nossa população essencialmente nas camadas mais jovens que poderiam garantir o futuro do nosso país através da sua formação e assim contribuir com uma mão de obra qualificada, mas não, os nossos jovens formados, cuja formação constituiu uma despesa para o nosso país, tiveram que emigrar? É ridículo ver que os nossos governantes a “expulsarem” os nossos licenciados.

Jornal das Autarquias - Sendo uma grande parte da população com idade superior a 65 anos e, na maioria com reformas mínimas e sem qualquer apoio familiar, qual o apoio que essa autarquia presta a essa faixa etária?
Presidente da Junta -- A Junta de Freguesia apoia a população idosa através de um serviço de proximidade, apoio ao nível na prestação de esclarecimentos, aconselhamentos. Em conjunto com a Câmara Municipal promovemos algumas actividades / eventos a fim de os manter ativos, e de certa forma a distraí-los a fim de minorar por vezes a solidão.

Jornal das Autarquias - Qual a sua opinião sobre a redução de tribunais e repartição de finanças, principalmente no interior dos pais?
Presidente da Junta - É completamente inaceitável, a centralização destes serviços sem critérios ou benefícios está a prejudicar as populações, porque se as pessoas já estão a viver precariamente, o simples fato de se deslocarem a outro sitio para entregarem uma simples declaração, ou para irem a uma audiência que por vezes não se efetua ainda vai contribuir mais para uma país cada vez mais pobre.
Esta medida discrimina certas áreas do país, pois é na sua proximidade, e na oferta de serviços públicos essenciais, que são um factor determinante para o desenvolvimento de uma Nação e da garantia de um Estado de proximidade e de Direito do qual não podemos, nunca, abdicar.

Jornal das Autarquias - Com o aumento de impostos e outras medidas tomadas pelo governo, quais as consequências poderão advir daí, na sua freguesia?
Presidente da Junta - Tendo em conta que nesta freguesia a população é maioritariamente idosa, as medidas deste Governo têm-nos afetado imenso, pois com a diminuição das suas reformas as consequências são passarem por mais dificuldades relacionadas com a alimentação, compra de medicamentos e mobilidade, porque esta política de austeridade está orientada fundamentalmente contra os trabalhadores e pensionistas.

Jornal das Autarquias - Com a redução do parque escolar, como tem reagido a população a esta medida e quais as suas consequências?
Presidente da Junta - O Concelho de Salvaterra de Magos e em especial a nossa freguesia não tem sofrido com essa realidade. Temos um parque escolar renovado), com instalações de primeira qualidade e dimensionadas para a nossa realidade. agora as condições das crianças são melhores. Neste momento temos a funcionar o ensino pré-primário.

Jornal das Autarquias - Com os problemas que têm surgido com o encerramento total ou parcial de Unidades de Saúde, como se encontra a vossa freguesia, nesta área?
Presidente da Junta - Nesta freguesia as extensões de saúde encontram-se em funcionamento, mas, é uma questão que merece atenção permanente, até pela falta de médicos que existem neste momento nos Centro de Saúde de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra motivado pelos pedidos de reforma de alguns médicos.

Jornal das Autarquias - Faça uma breve apresentação da freguesia, reportando-se à localização, extensão, número de habitantes, principais recursos económicos, entre outros?
Presidente da Junta - A freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra localiza-se no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém. Salvaterra de Magos é um concelho com 244,74 Km ² de área e 22.053 habitantes (censos de 2011), subdivido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almeirim, a leste e sul por Coruche, a sudoeste por Benavente e a noroeste pela Azambuja e pelo Cartaxo.

Jornal das Autarquias - Como é que esse concelho se encontra em termos de vias de comunicação?
Presidente da Junta - O Concelho de Salvaterra de Magos possui razoáveis vias de comunicação. Temos boas acessibilidades para os concelhos vizinhos embora algumas não se encontram em bom estado de conservação, no entanto internamente ainda á muito a fazer mas muito tem sido feito. Um concelho bem situado a nível de vias estruturantes do país (A1, A13…).

Jornal das Autarquias - Além dos problemas acima mencionados, quais os que considera que necessitam de maior intervenção na freguesia?
Presidente da Junta - Como já foi mencionado algumas estradas no concelho precisam de arranjos. Algumas ruas da freguesia necessitam de intervenção urgente. As áreas culturais e desportivas das nossas associações também necessitam de apoios estimulando assim o forte movimento associativo e cultural das colectividades, porque queremos fazer da nossa freguesia um lugar onde exista desporto, recreio, lazer. Sem dúvida a rede de saneamento existente continua sem ligação à ETAR, e ainda a grande parte do referido saneamento que falta fazer na freguesia.

Jornal das Autarquias - Quais as perspetivas que tem para o futuro do freguesia?
Presidente da Junta - Atendendo à crise em geral e à contenção de despesas, torna-se evidente que alguns projetos terão que aguardar melhores dias, porque com os cortes torna-se governamentais torna-se difícil a sua concretização. Pretendemos manter a freguesia com níveis de limpeza no máximo, uma vez que o ambiente é também uma área que nos preocupa, fazer o melhoramento das nossas ruas e caminhos.
Outro dos meus projetos é que através da minha presidência, alcançar o actual executivo da Junta para estar próximo da população, e que os ajude a resolver os seus problemas e que todos em conjunto possamos honrar e representar com dignidade a freguesia para o qual fomos eleitos, potenciando o seu desenvolvimento sustentável.

Jornal das Autarquias - Qual o seu grande projeto para a autarquia?
Presidente da Junta - São vários mas posso destacar o Centro Escolar e o Pavilhão Gimnodesportivo nos Foros de Salvaterra, obras que tentarei executar a longo prazo, uma vez, que são projectos de grande dimensão, a nível monetário. Uma vez que já existe em Salvaterra de Magos, gostaria de conseguir também fazer essa obra em Foros de Salvaterra. Quero ainda melhorar os campos de jogos de Salvaterra e Foros, com colocação de campo sintético e melhoramentos nos balneários.

Jornal das Autarquias - Como se encontra a situação financeira da autarquia?
Presidente da Junta - A situação financeira da autarquia, é perfeitamente estável. Não temos muito dinheiro, mas também não devemos nada a ninguém. Cumprindo todos os compromissos assumidos e assim pretendemos continuar.

Jornal das Autarquias -  Qual o apoio que a autarquia recebe da camara municipal e a que nível?
Presidente da Junta - A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra recebe da Câmara uma verba fixa, atribuída mensalmente através de protocolo para pequenas intervenções, mas antes de mais, é preciso entender que as câmaras também vivem momentos muito difíceis. Em conjunto, procuramos encontrar as melhores soluções para servirmos melhor a população, também temos apoio a nível de pessoal destacado para trabalhar em conjunto com os funcionários desta freguesia, posso ainda referir o apoio a nível de máquinas que necessito para serviço de limpezas, de manutenção de estradas, etc.

Jornal das Autarquias -  Qual o envolvimento da população nos projetos da autarquia?
Presidente da Junta - A Junta deseja a participação da população, para a apresentação das suas ideias. Frequentemente, recebemos queixas e sugestões que procuramos satisfazer. Entendemos que o trabalho constrói-se em conjunto daí que o papel ativo da população é fundamental para o desenvolvimento futuro do nosso concelho.

Jornal das Autarquias -  Quer deixar alguma mensagem aos cidadãos da sua freguesia?
Presidente da Junta - Quero deixar uma mensagem de esperança no futuro, em especial aos reformados e desempregados, esperando por dias melhores, pois poderão contar com o apoio da freguesia dentro das nossas competências. Também quero pedir aos cidadãos que em relação à recolha e seleção dos diversos lixos colocados junto dos contentores, que o façam de forma a que seja possível mantermos mais limpa esta freguesia, uma vez que neste momento temos uma viatura a fazer recolha do mesmo às Segundas e Terças-feiras, pedimos que o lixo só seja colocado nestes próprios dias ou no dia anterior.

Jornal das Autarquias -  Se alguma questão não lhe foi colocada e que queira destacar, esteja à vontade para o fazer.
Presidente da Junta - Penso que falei de tudo um pouco, não sinto necessidade de colocar mais nenhuma questão.

Jornal das Autarquias -  Não querendo entrar na sua privacidade, e, sabendo nós, que a vida de autarca é bastante abrangente e nem sempre compreendida, onde fica a família no meio disto tudo?
Presidente da Junta - Articular e gerir a vida privada com a exigente vida política não é fácil porque a família ficam sempre colocados em segundo plano e é ela que dá todo o apoio que o autarca necessita para seguir em frente e trabalhar em favor dos outros. É claro que quando me candidatei todos sabíamos o que podia acontecer se ganhasse as eleições como veio a acontecer.

Jornal das Autarquias -  Por último, gostaríamos que opinasse sobre o Jornal das Autarquias.
Presidente da Junta - A minha opinião é positiva uma vez que destaca as diversas autarquias e quem se encontra na frente das mesmas. Quero agradecer o convite e dizer que estou sempre disponível para qualquer assunto de futuro.


Entrevista publicada no Jornal das Autarquias online

sessão instalação de novos órgãos autárquicos
Dia 29 Outubro de 2025 às 21h no edifício da Junta de Freguesia de Foros de Salvaterra
saiba mais >
edital n.º 22 - 2025
Irá realizar-se dia 27/06/2025 às 21:00 no salão nobre da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra.
saiba mais >
edital n.º 23 - 2025
Irá realizar-se dia 29/09/2025 às 21:00 no salão nobre da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra.
saiba mais >
inquérito
Acerca da Reciclagem... Faz Reciclagem?
Sim
Não, falta o ecoponto
Não, o ecoponto é longe
Não sei fazer
newsletter
Receba no seu email todas as informações úteis sobre as nossas freguesias.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
atendimento
tl 263 504 415
(Chamada para a rede fixa nacional)
(salvaterra de magos)
tl 263 504 865
(Chamada para a rede fixa nacional)
(foros de salvaterra)
geral@jf-salvaterra-foros.pt
informações úteis
Câmara Municipal de S.M.
Bombeiros Voluntários de S.M.
Escola Profissional de S.M.
Agrupamento de Escolas de S.M.
Falcoaria Real de S.M.
União Juntas de Freg. de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by bomsite.com