união das juntas de freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra unidos em prol do concelho!

Processo de migração da rede TDT - Concelhos da CIMLT

O processo de migração, que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo teve início no dia 12 de março com a ressintonia do emissor de Coruche.

Como é sabido, o processo foi suspenso, no dia 13 de março, por motivo de força maior devido aos constrangimentos associados à Covid-19, sendo que o mesmo será retomado, no que concerne a área dos concelhos da CIM da Lezíria do Tejo, no dia 24 de agosto com a ressintonia dos emissores de Montejunto e Santarém, sendo concluído no dia 25 de agosto com a ressintonia do emissor de Rio Maior.

Note-se que, o emissor de Montejunto, embora instalado num concelho que não pertence à CIMLT, dá acesso ao serviço TDT, a grande parte da população residente nos concelhos que compõem a CIMLT.

Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 h da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado.

Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.

Note-se que haverá um período de interrupção do serviço, muito curto (inferior a um minuto), quando se desligar o emissor a ressintonizar e colocar em funcionamento o emissor portátil. Contudo, como o emissor portátil irá emitir na frequência atual, a imagem voltará a aparecer na televisão sem que seja necessário efetuar qualquer operação.

Após os trabalhos de ressintonia e quando se desligar o emissor portátil, aí sim, terá que se proceder à sintonia dos recetores, pois as emissões de televisão passaram a efetuar-se numa nova frequência e é essa frequência que terá de ser sintonizada nos recetores.

Chama-se a atenção, contudo, que a população que possui as suas antenas de receção orientadas para o emissor de Palmela, nomeadamente a residente no concelho de Benavente e na zona Sul do concelho de Coruche, não será afetada por este processo, pois este emissor não irá alterar a sua frequência de emissão.

O novo calendário de ressintonia dos emissores que afetam os concelhos da CIMLT é o seguinte:

Canal_Atual

Canal_Futuro

Data_Migracao

Coruche

12-03-2020

Montejunto

24-08-2020

Santarém

24-08-2020

Rio Maior

25-08-2020

Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância. Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão, por assim dizer, uma segunda linha de apoio mais técnico, então está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores.

Para divulgar esta informação junto das populações a ANACOM vai distribuir, em todas as casas e estabelecimentos comerciais, uma carta e um folheto explicativo sobre a migração da rede de TDT e a sintonia dos televisores.

edital n.º 15 - 2024
Sessão extraordinária dia 18 Abril de 2024, pelas 21 horas
edital n.º 14 - 2024
Sessão extraordinária dia 22 Fevereiro 2024, pelas 21 horas
saiba mais >
aviso - mapa definitivo das assembleias e secções de voto
Mapa definitivo das assembleias e secções de voto, para a eleição da Assembleia da República.
inquérito
Acerca da Reciclagem... Faz Reciclagem?
Não, falta o ecoponto
Não, o ecoponto é longe
Não sei fazer
Receba no seu email todas as informações úteis sobre as nossas freguesias.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
atendimento
tl 263 504 415
(Chamada para a rede fixa nacional)
(salvaterra de magos)
tl 263 504 865
(Chamada para a rede fixa nacional)
(foros de salvaterra)
geral@jf-salvaterra-foros.pt
informações úteis
Câmara Municipal de S.M.
Bombeiros Voluntários de S.M.
Escola Profissional de S.M.
Agrupamento de Escolas de S.M.
Falcoaria Real de S.M.
União Juntas de Freg. de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by bomsite.com