união das juntas de freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra unidos em prol do concelho!

património

 

    < voltar
fonte do arneiro
Há quem afirme que esta mãe de água da Fonte do Arneiro está localizada junto do Convento de Jericó. A água é o líquido fundamental à vida de qualquer ser vivo, ao longo da história o Homem sempre se esforçou para conseguir captar a água, criando e inventando inúmeros mecanismos.
Nos pequenos aglomerados urbanos, o abastecimento de água às populações, era feito normalmente por fontes.
 
 
Em Salvaterra de Magos, na zona denominada “Arneiro”, na primeira metade do Séc. XVIII, foi edificada em 1711, segundo a data inscrita na frontaria, a Fonte do Arneiro, que durante séculos abasteceu a população da vila. Em termos de caracterização arquitectónica, revela um traçado simples, onde se destaca o tecto abobadado, a data da construção no frontão, tem duas bicas para captação de água, e o seu acesso é feito por uma escadaria em pedra lioz.

Associado ao imaginário popular, estão presentes os “misteriosos túneis”, que o povo associa aos locais de refúgio e fuga dos elementos da Corte. Estes “túneis”, não são mais que os canais que iam buscar a água à nascente (mãe de água), que se localizava a grande distância da fonte. Há quem afirme que esta mãe de água da Fonte do Arneiro esteja localizada junto do Convento de Jenicó, porém a falta de elementos não nos permite verificar a autenticidade desta afirmação popular.
 

ponte cais da vala
A ponte da Vala Real de Salvaterra de Magos, localiza-se na linha de água que vem do Paul de Magos, e que vai escoar ao rio Tejo.
Esta linha de água durante séculos, foi a principal via de comunicação de Salvaterra de Magos, o seu topónimo (Vala Real), deve-se às constantes deslocações da Família Real a Salvaterra de Magos, nestas viagens os bergantins reais aportavam ao Cais desta vala.

 
 
No imaginário popular, esta ponte é de origem romana, contudo este facto é completamente falso. Em termos históricos, é difícil precisar a origem da ponte, contudo podemos inclinar o séc. XVII, como a data em que se edificou. As razões apontadas para este século, incide que no reinado de D. João IV, promoveram-se grandes obras no Paul de Magos em toda a sua extensão, e por consequência terá mandado construir a ponte. No séc. XVIII, surgem referência às pontes na Vala Real, no Dicionário Geográfico de Portugal (1758),  “há no rio desta Terra duas pontes de cantaria: uma ao pé da Vila, e outra para a parte do Noroeste ao pé de um sítio a que chamam o Casal”. A ponte da Vala Real, é assim referenciada em termos geográficos, como a “ponte ao pé da Vila” É um dos monumentos mais emblemáticos de Salvaterra de Magos, localizado junto de uma das principais vias de comunicação de Salvaterra de Magos: a Vala Real.
     

igreja de são paulo (igreja matriz de salvaterra de magos)
Situada no centro da vila, foi construída no ano de 1296 e quase destruída nos terramotos de 1705 e 1909. Edifício bem conservado, no qual se destaca, na Capela-Mor, o altar de talha dourada, decorado com uma tela do século XVI e na antiga sacristia, um dos painéis de azulejos tem uma cartela com a data de 1725. No interior da igreja, uma das nave tem um tecto de falsa abóbada em madeira com a pintura representado o seu orago, São Paulo, elevando-se aos céus guardado por um grupo de anjos.

 
 

 

1   2   3   4  

 

agenda d’eventos
01
mai
Inauguração do Monumento de Homenagem ao Trabalhador Rural (10h . Estanqueiro)
22
abr
24ª Mostra Gastronómica - Foros de Salvaterra
01
mar
Mês da Enguia no Concelho de Salvaterra [ 1 Março a 3 Abril 2022 ]
trânsito condicionado - corrida de rolamentos
Dia 22 Maio das 9h às 18h da Rua Nova até à Aldeia do Peixe
saiba mais >
edital n.º 28 -2022
Reunião Ordinária da Junta de Freguesia, com data para 02 de maio de 2022, às 18 horas.
saiba mais >
edital n.º 29-2022
Reunião Ordinária Pública da Junta de Freguesia, com data para 16 de maio de 2022, às 18 horas.
saiba mais >
inquérito
Acerca da Reciclagem... Faz Reciclagem?
Sim
Não, falta o ecoponto
Não, o ecoponto é longe
Não sei fazer
newsletter
Receba no seu email todas as informações úteis sobre as nossas freguesias.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
atendimento
tl 263 504 415
(salvaterra de magos)
tl 263 504 865
(foros de salvaterra)
geral@jf-salvaterra-foros.pt
informações úteis
Câmara Municipal de S.M.
Bombeiros Voluntários de S.M.
Escola Profissional de S.M.
Agrupamento de Escolas de S.M.
Falcoaria Real de S.M.
União Juntas de Freg. de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by bomsite.com